Animal de estimação
Quais as condições gerais e específicas para o transporte do pet?
Considerando a viagem com cão e/ou gato, são condições gerais:
- Apresentar o cartão de vacinação do animal;
- Atestado veterinário recente;
- Portar caixa de transporte;
- Ter ciência dos riscos assumidos.
E por variar de empresa para empresa, condições mais específicas, como:
- Dimensões permitidas da caixa de transporte;
- Peso máximo do animal;
- Regras e compra de passagem para o pet;
- Entre outros.
Qual a orientação legal sobre o transporte de pet?
É permitido o transporte de animais nos ônibus, desde que observados os locais e os limites máximos de peso e dimensões estipulados para a bagagem no Decreto no 2.521/98, bem como às disposições legais relativas ao transporte de animais e o devido acondicionamento estabelecido pela empresa transportadora (inciso V e VII, art. 30 do Decreto no 2.521/98). Fica a cargo de cada empresa transportadora definir se realiza o transporte ou não, assim como, regras específicas, como por exemplo, dimensões da caixa de transporte e limite de peso do animal.
Dica: Ao identificar a empresa de ônibus que irá realizar sua viagem, obtenha as orientações da transportadora sobre o transporte de animais.
Bagagem
Como funciona a cobrança de bagagem extra?
Se alguma bagagem ultrapassar os 30 kg, o passageiro poderá ser cobrado por quilo extra em até 0,5% do preço da passagem do respectivo serviço. Importante saber, que as empresas transportadoras de passageiros não despacham alimentos perecíveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, motocicletas e itens frágeis sem embalagem adequada e que coloque outros passageiros em risco, como líquidos, gases de qualquer espécie, inflamáveis, explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos ou tóxicos. Caso tenha intenção de levar algum tipo de carga, produtos ou mercadorias, a recomendação é que seja utilizado o serviço específico para este fim, através das transportadoras de cargas e encomendas.
Como despachar bagagem gratuitamente?
Todas as empresas de transportes de passageiros, conforme legislação (RESOLUÇÃO No 5.974, DE 21 DE MARÇO DE 2022), devem assegurar somente o transporte de BAGAGEM PESSOAL DE VIAGEM (malas, mochilas, bolsas) e de forma gratuita, nas seguintes condições:
Bagagem no Bagageiro – O passageiro tem direito a despachar bagagem de até 30 kg de peso máximo, dimensões máximas de 1m em qualquer sentido, sendo até dois volumes por passageiro. Caso exceda, será cobrado excesso de bagagem pessoal no momento do embarque, a depender da disponibilidade do bagageiro.
Bagagem de Mão – O limite de peso para as bagagens de mão é de 5kg no total (mochilas e malas pequenas). Malas de rodinha, independente do tamanho, serão transportadas no bagageiro por motivos de segurança. As bagagens de mão devem caber no porta-embrulho, sem comprometer o conforto e a segurança dos demais passageiros.
Bilhete de passagem
Quais as regras para cancelamento de passagem?
Para cancelar seu bilhete, é necessário seguir algumas definições básicas, como mostra a RESOLUÇÃO No 5.974, DE 21 DE MARÇO DE 2022.
- Art. 3°, X – Receber a importância paga no caso de desistência da viagem, desde que com antecedência mínima de 6 (seis) horas em relação ao horário de partida constante do bilhete, facultado à transportadora o desconto de 5% (cinco por cento) do valor da tarifa.
Para demais dúvidas, entrar em contato com um de nossos atendentes.
Quais as regras para alteração de passagem?
Se você comprou sua passagem pela Voyon e precisa alterar algum dado, é possível fazer isso, seguindo as regras da “RESOLUÇÃO No 5.974, DE 21 DE MARÇO DE 2022.”
- Art. 3°, VII – Remarcar o bilhete adquirido observado o prazo de 1 (um) ano de validade do bilhete a contar da data da primeira emissão;
- Art. 3°, VII – Remarcar o bilhete adquirido observado o prazo de 1 (um) ano de validade do bilhete a contar da data da primeira emissão;
Para demais dúvidas, entrar em contato com um de nossos atendentes.
Passageiros
Como funciona a passagem gratuita para ID Jovem?
Todos os tipos de benefícios de passe livre do governo, o atendimento é condicionado diretamente as empresas de ônibus que realizam o transporte.
É possível obter passagem gratuita para Idoso?
Pessoas com mais de 60 anos e renda inferior ou igual a dois salários mínimos têm direito a passagem gratuita ou com desconto. Contudo, este atendimento é feito exclusivamente e diretamente com a empresa de transporte rodoviário de passageiros.
Embarque de adultos, quais documentos são aceitos para embarque?
Documentos Físicos:
- RG (Registo Geral)
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
- Passaporte
- RNE (Registo Nacional de Estrangeiro)
- Carteira de trabalho
- Carteira profissional
Documentos Digitais:
-
CNH-E (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica)
-
DNI (Documento Nacional de Identificação)
-
Caso você tenha perdido o documento, pode embarcar usando o boletim de ocorrência, desde que tenha sido emitido a menos de 30 dias (exigência da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT).
Como funciona o embarque de crianças e adolescentes?
Crianças com até 05 anos – Não pagam passagem se viajarem no colo. Os pais ou responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento da criança ou outro documento de fé pública para realizar a emissão de bilhete gratuidade e no dia da viagem, portar o documento original no momento do embarque na empresa de ônibus. Se os pais ou responsáveis decidirem ocupar uma poltrona para maior conforto e segurança da criança, será cobrado o valor normal de uma passagem.
Crianças e Adolescentes de 06 até 15 anos – De 06 até 15 anos é obrigatório a compra do bilhete no valor integral.
- Os mesmos podem viajar acompanhados por parentes de até 3o grau (mãe, pai, bisavós, avós, tios, irmãos ou sobrinhos maiores de 18 anos). É necessário comprovar o parentesco por documentação. O embarque é feito com apresentação da certidão de nascimento (somente para crianças com até 11 anos de idade).
- Lembrando que para maiores de 12 anos é obrigatório estar com o documento de identificação (RG original). O embarque sem esse documento original não será permitido.
- Caso viaje desacompanhado ou sem ter esse grau de parentesco, é necessária autorização dos pais ou responsáveis para viagem nacional, essa autorização deve ter firma reconhecida em cartório.